Vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome

Um dia após a comemoração da Solenidade de Natal, enquanto ainda estamos todos com o estômago cheio e desejando-nos "feliz natal" com sorrisos no rosto, Jesus, no Evangelho de hoje, nos dá esta notícia: "Sereis odiados por todos"!… Seria Jesus um "estraga prazeres", desejando minar a alegria dos festejos de Seu nascimento? De forma alguma!
O Natal é, efetivamente, um tempo de alegria, de graça, um tempo para comemorar; mas Jesus não quer que percamos o verdadeiro sentido de Sua vinda. Por isso, a Igreja, um dia após a celebração do Natal, nos convida a celebrar o primeiro mártir, Santo Estevão, para nos lembrar que o sentido principal da vinda do Senhor ao mundo é a Sua Cruz, o mistério pascal que haveria de nos salvar. Sim, Cristo veio ao mundo para nos reconciliar com o Pai e nos abrir as portas do céu; e isto Ele realiza plenamente no Seu sacrifício na Cruz.
Nós somos convidados a participar desta salvação através de nossa adesão de fé a Jesus e do testemunho desta fé diante do mundo.
Santo Estêvão foi o primeiro a tomar parte na Cruz do Senhor; ele abria assim a lista imensa daqueles que iriam testemunhar da fé em Cristo com suas próprias vidas ao longo da história. Isto significa para nós que, comemorar na alegria o Natal do Senhor significa aderir a Ele de todo coração e testemunhar nossa fé diante do mundo.
A sociedade que vivemos está cada vez mais resistente a Cristo, e mesmo dentro da Igreja há muitos que estão adulterando a fé em Cristo, de maneiras que aqueles que querem ser fiéis a Jesus encontrarão perseguições até mesmo dentro da própria Igreja. Somos chamados a perseverar na fé e no testemunho de Cristo, ainda que isto nos custe o sacrifício de nossa imagem, de nossa reputação, da simpatia de muitos e até de nossa própria vida.
Celebrar o Natal na verdade é renovar nossa fé em Jesus e nos predispor a renunciar nossas vidas para dar lugar a Cristo e ser testemunha fiel Dele diante de um mundo que não quer aceitar Seu Evangelho e Sua Salvação. Peçamos a Cristo que nos dê a graça de crermos de todo coração. Que nossa celebração de Natal não seja superficial, mas seja manifestação de nossa adesão a Jesus para testemunhar sem medo nossa fé. Que Santo Estevão interceda por nós e nos ajude a perseverar até o fim no testemunho de Cristo.
Oitava de Natal, 26 de dezembro - Ano A - Leituras: At 6,8-10.7,54-59; Mt 10,17-22.
"VIVER É CRISTO"
Ir. Bonifácio OSB
