Todos ficavam admirados com o seu ensinamento

O Evangelho de hoje mostra-nos os efeitos da Palavra de Jesus em nossas vidas. Quando abrimos o coração e acolhemos o Evangelho, esta Palavra nos extasia, nos purifica e nos transforma.
O povo ouvindo Jesus admira-se com suas Palavras: "Extasiavam-se com Seu ensinamento". Nós nos extasiamos com a Palavra quando somos capazes de ver que Ela está presente em nosso dia a dia, que Ela "se faz carne", torna-se presente nas diversas circunstâncias que vivemos durante nosso dia.
Se observarmos bem as coisas e os eventos que vivemos em nosso dia poderemos ver que há uma grande semelhança entre eles e alguns textos do Evangelho. É importante chegar no final do dia e "ler" nosso dia vendo como houve momentos em que vivemos exatamente coisas que o Evangelho nos diz: falamos uma palavra de consolo a alguém, passamos por algum sofrimento com força e paciência, por alguma alegria, ajudamos alguém com nossa palavra, com nossa oração ou materialmente... Enfim, o Evangelho torna-se presente em nossas vidas de diversas maneiras: aprendamos a contemplar essa Palavra em nossas vidas e nos extasiarmos diante dela.
Quando aprendemos a ver a presença do Evangelho nas circunstâncias de nossa vida nós nos tornamos um "Evangelho vivo", uma "carta viva de Cristo escrita não com tinta em um livro mas escrita pelo Espírito de Deus em nossos corações" (2Co 3, 3) e assim os outros podem "ler" em nossas vidas a Palavra de Deus.
Mas a Palavra de Jesus também nos purifica. Ela vem tocar as raízes mais profundas de nosso ser, de nossa vida e muitas vezes irá incomodar nossos "demônios" que jazem tranquilos nos recônditos de nossos corações, lá naqueles lugares onde nós ainda não estamos evangelizados.
Há lugares em nossas vidas onde a Palavra de Jesus irá incomodar, onde nós iremos gritar: "Que há entre mim e Ti, Jesus? Porque vens me incomodar aqui onde estou tranquilo, vivendo do jeito que quero?"
A Palavra de Jesus vêm nos tirar de nosso conforto, vem exorcizar nosso coração: sempre há algo a ser evangelizado em nós. Por isto é que o cristão vive em um contínuo "estado de conversão", deixando que a Palavra entre até o íntimo para incomodar, para purificar aquilo que em nós ainda resiste a Cristo.
Finalmente, a Palavra de Cristo tem um poder transformador: "Uma Palavra nova e com autoridade: até os espíritos impuros lhe obedecem".
Pensar na Palavra de Jesus já é um começo de santificação. Guardá-la no coração, meditando-a já traz frutos em nossas vidas. Isto porque a Palavra de Jesus executa aquilo que ela diz. Jesus não somente nos diz Sua Palavra, mas a Palavra que Ele diz tem o poder de executar em nós o que Ela ordena: "A Palavra que sai de minha boca não volta para mim vazia, mas executa toda obra que desejo e atingirá seu propósito" (Is 55, 11)
O Evangelho não é um simples texto; é algo vivo, transformador, que age em nós com eficácia. Por esta razão é que nós, cristãos, temos o dever de comungar diariamente desta Palavra, recebê-La na oração, meditá-La e guardá-La no coração durante o dia.
Na celebração eucarística o Corpo de Cristo nos é dado não somente no Pão consagrado, mas também no Pão da Palavra. O Evangelho que recebemos ao ouvir a proclamação das Escrituras na Eucaristia é verdadeiramente o Corpo Vivo do Ressuscitado que nos é dado. E o acesso a este Pão da Palavra é permitido a todos: não há quem esteja em situação irregular para receber o Pão da Palavra.
Recebamos, portanto, o Pão da Palavra; extasiemo-nos com Ele vendo-O presente em nossas vidas. Deixemo-nos purificar por Ele para que Ele nos transforme cada vez mais em filhos e filhas de Deus, semelhantes a Cristo.
Que a Palavra de Deus habite em vós em toda sua riqueza! (Col 3, 16)
Terça-feira da 1ª semana do Tempo Comum — Ano A
Leituras: 1Sm 1,9-20; Mc 1,21b-28.
"VIVER É CRISTO"
Ir. Bonifácio OSB
