Senhor, se queres, podes!

São João, em sua primeira carta que ouvimos hoje, nos diz que nossa fé em Cristo é o que nos faz vencedores do mundo. E no Evangelho que ouvimos, vemos um exemplo concreto desta fé em Jesus. O leproso aproxima-se de Jesus sabendo que Ele tem poder para salvá-lo: "Senhor, se queres, podes me curar". E ao dizer isto a Cristo, o leproso não somente testemunha de sua fé Nele, mas também se abandona à sua vontade: "se queres ", ou seja, "sei que tens o poder de fazer, mas faça segundo tua vontade".
Esta fé em Jesus é o maior testemunho que podemos dar ao mundo. Com sua cura, o leproso dá testemunho da sua fé em Jesus. Nós também, uma vez que cremos em Cristo, somos chamados a testemunhar Dele. Nosso testemunho fundamenta-se em um outro testemunho: aquele que o Pai dá de Jesus.
São João nos diz que todo aquele que crê em Jesus traz em si mesmo o testemunho do Pai. Isto significa que quando testemunhamos de Cristo estamos afirmando que Deus é verdadeiro, que Ele enviou seu Filho ao mundo e que Ele nos salvou e adotou como filhos graças à obra de salvação que Cristo realizou na Cruz. E todo aquele que não testemunha de Jesus faz de Deus um mentiroso, como diz São João.
E como podemos testemunhar de Cristo? Através de nossas palavras, quando temos ocasião de fazê-lo, mas é sobretudo através de nossa vida, de nosso comportamento. O testemunho de Cristo acontece na simplicidade de nossas vidas, dentro de nossa casa, em nosso trabalho, com nossos amigos e familiares. As pessoas devem perceber algo diferente em nós; devem ver que vivemos valores diferentes, que buscamos a santidade e que agimos contrariamente àquilo que o mundo propõe.
Certamente que o testemunho que damos de Cristo incomodará muita gente; por isso encontraremos muita resistência, e até mesmo perseguição, nos lugares em que vivemos, dentro de nossas famílias, entre nossos amigos, no ambiente de trabalho, de estudos e até mesmo dentro da Igreja.
Testemunhar de Cristo torna-se algo cada vez mais difícil e exigente; o mundo está se tornando cada vez mais hostil a Cristo e àqueles que creem Nele e querem viver de acordo com o Evangelho.
Não devemos desanimar no entanto, mas devemos colocar-nos diante de Jesus com a confiança serena do leproso do Evangelho e pedir a Ele que toque em nós, nos purifique e nos dê as forças necessárias para sermos suas testemunhas no mundo. Desta maneira estamos seguros de possuir a vida eterna que Jesus veio nos trazer: "Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho, não tem a vida".
Tempo do Natal após a Epifania, 10 de janeiro – Ano A.
Leituras: 1Jo 5,5-13; Lc 5,12-16.
"VIVER É CRISTO"
Ir. Bonifácio OSB
