Maria, guardava todos estes fatos e meditava sobre eles em seu coração

"Vamos a Belém contemplar o que o Senhor nos fez!"
O Evangelho deste primeiro dia do ano civil nos convida a ter essa atitude dos pastores, a ir a Belém para contemplar o presépio: "Foram às pressas a Belém e encontraram Maria e José e o recém- nascido deitado na manjedoura".
Saiamos a Belém, dirijamo-nos a Belém, contemplemos o Presépio. Estamos tão acostumados a contemplar nossos Presépios – como também nossos crucifixos – que corremos o risco de não mais aprofundarmos o sentido destes mistérios.
O que nos diz o Presépio? O Presépio nos fala da maravilha do Amor de Deus pela humanidade, o Presépio é um sinal, um sacramento do Amor de Deus por nós.
Os pastores tomaram consciência desta verdade e anunciavam-na, louvando a Deus pela maravilha que Ele realizou no dom de Seu Filho, que entra em nossa história, que assume nossa condição frágil tornando-se um de nós.
No Presépio Deus se nos apresenta com um rosto humano para nos amar divinamente com um coração de homem. "Os pastores anunciavam admirados tudo o que ouviram, e cantavam alegres os louvores de Deus por tudo o que tinham visto e ouvido".
Tudo o que vemos e ouvimos no Presépio é motivo de alegria, de louvor e de anúncio. O Presépio é parte essencial do sentido verdadeiro de nossas vidas: nele sabemos que existimos para sermos amados por Deus. Mas só conseguiremos entrar na profundidade deste mistério se tivermos a atitude de Maria, se tivermos um coração que, como o Dela, acolhe e medita a Palavra de Deus.
Por esta razão a Mãe de Deus é-nos apresentada no dia de hoje como exemplo de todos aqueles que querem fazer a experiência do Amor de Deus: "Maria guardava todas essas palavras meditando-as em Seu Coração".
Maria tinha os olhos e os ouvidos do coração atentos à Palavra, à ação de Deus. Nós também somos convidados, no início deste ano, a sermos mais atentos à ação de Deus em nossas vidas e no mundo que nos rodeia.
Acabamos de terminar 2025. Vamos fazer uma "retrospectiva do bem e da ação de Deus", lembrando-nos de tudo o que Deus realizou de bom no mundo, através de nós, sobretudo celebrando na Liturgia e em nossas vidas a realização maior da bondade de Deus: o Dom de Seu Filho. Não deixemos que as coisas ruins que aconteceram no ano que passou nos façam perder a esperança. O cristão é um Profeta da Esperança, é alguém que, como Maria, contempla em seu coração as maravilhas de Deus, alguém que sabe ver a ação concreta de Deus em nossas vidas e no mundo que nos rodeia.
2026 nos é dado como uma nova missão a cumprir. Por esta razão este 1º dia do ano é o dia mundial da Paz. Deus nos entrega a Paz como uma tarefa a cumprir neste ano; começamos o ano na Paz de Cristo para vivê-lo na construção da Paz. Como Maria somos convidados a guardar esta Paz em nossos corações e como os pastores somos convidados a proclamar esta Paz ao redor de nós, louvando a Deus que nos dá Seu Filho: Ele é nossa Paz.
Que Maria, a Mãe de Deus, a Mãe da Paz nos ensine a abrir os olhos para ver a ação de Deus e a presença de Sua Paz entre nós. Que Ela faça de nós artífices da Paz neste ano que se inicia: somos responsáveis para que este dia da Paz que se inicia possa chegar até o fim de 2026.
Um santo e feliz ano novo a todos, cheio de Santidade, de Paz e de Saúde!
SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA MÃE DE DEUS – Ano A
Leituras: Nm 6,22-27; Gl 4,4-7; Lc 2, 16-21.
"VIVER É CRISTO"
Ir. Bonifácio OSB
