José foi morar em Nazaré com Jesus e Maria

O mistério do Natal nos ensina que o próprio Deus, ao entrar no mundo, quis assumir uma família, quis ter uma mãe biológica e um pai adotivo. Com isto Deus confirma o que Ele mesmo instituiu no início, ao criar o mundo e o ser humano, isto é, Deus criou o homem para viver em família e estabelecer família.
A família é, portanto, uma instituição Divina; Deus organiza a vida humana sobre a estrutura familiar de maneira que tudo o que possa existir ou ser construído na vida humana tem como base a família. Esta estrutura familiar que Deus estabelece na vida humana é um reflexo, uma imagem da própria condição divina: Deus é Família no Seu próprio mistério.
Em Deus temos um Pai, um Filho que é gerado e um Amor que os une. Ao instituir a família na vida humana Deus quis dar à vida humana a mesma estrutura de Seu próprio Ser divino que é relação familiar de amor entre pessoas.
Por essa razão que o Verbo de Deus, ao encarnar-se, quis ter uma família; a própria obra da salvação do ser humano, realizada por Jesus, teve como base e sustento a vida familiar que Jesus viveu: foi em uma família que Ele nasceu, cresceu, foi nela que Ele encontrou proteção para sua vida — como vemos no Evangelho de hoje —, foi em uma família que Jesus amadureceu em sabedoria, idade e graça; foi em uma família que Jesus aprendeu a ser um homem de valor, aprendeu tudo aquilo que um ser humano pode aprender de bom; e foi graças a essa formação familiar que Jesus teve a grandeza humana para realizar o dom de Sua vida na Cruz.
Com a Sagrada Família de Nazaré nós aprendemos a importância da família em nossas vidas. Viver em família faz parte de nossa natureza; por isso somos todos chamados a construir família, a estreitar laços entre nós, pois ninguém vive só, fomos criados para viver juntos, em família.
Os laços familiares vão muito além da família biológica: eles se estabelecem também na fraternidade vivida entre as pessoas. O maior exemplo disto é a Igreja: Jesus fundou uma família ao fundar a Igreja. Nesta família temos Deus por Pai, a Santíssima Virgem Maria por Mãe e Jesus por nosso irmão. Fazer parte da Igreja significa partilhar da condição de filho de Deus em Cristo pela graça batismal.
A Sagrada Família de Nazaré é nosso modelo de vida eclesial e é também o modelo de nossa vida familiar, de nossas relações de afeto e fraternidade que devemos ter com os outros. Se quisermos aprender a nos relacionar em família meditemos na vida da família de Nazaré. Deus quis constituir uma família e viver nela para nos ensinar a viver nossa vocação primeira que é a de construir família.
Peçamos hoje que a Sagrada Família de Nazaré abençoe as nossas famílias, ajudando-nos a viver em verdadeiro amor no seio de nossas famílias e dos grupos com os quais estabelecemos laços de amor e afeto, principalmente no interior da Igreja que é nossa verdadeira família em Cristo.
Domingo na Oitava de Natal — Ano A
Festa da Sagrada Família de Nazaré
Leituras: Eclo 3,3-7.14-17a; Cl 3,12-21; Mt 2,13-15.19-23.
"VIVER É CRISTO"
Ir. Bonifácio OSB
