Jesus voltou para a Galileia, com a força do Espirito... Ele ensinava

Jesus realizou muitas obras grandiosas. A principal delas foi a nossa salvação através do sacrifício de Sua vida. Mas Ele também realizou muitos milagres que eram sinais reveladores do mistério de sua Pessoa e de sua missão.

Há, no entanto, uma obra grandiosa que Jesus realizou, obra muito maior que os próprios milagres, obra que só perde em importância ao mistério pascal que Ele realizou para nos salvar. Trata-se do ensinamento, do anúncio da boa nova da Salvação, do conteúdo da nossa fé.

Sim, nos Evangelhos, Jesus está o tempo todo ensinando, pelas palavras e pelos atos. No Evangelho de hoje é dito que Jesus agia na força do Espírito Santo e nesta força Ele ensinava, revelando o sentido pleno das escrituras e seu cumprimento em Sua Pessoa.

O ensinamento de Jesus causava grande admiração no povo que ficava maravilhado com as palavras cheias de graça que saiam dos Seus lábios.

Como Pessoa divina que é, Jesus está continuamente unido ao Pai e ao Espírito Santo; Sua natureza humana recebe em si os efeitos desta união, de maneira que no homem Jesus habitava toda a força do Espírito Santo: "O Espírito do Senhor repousa sobre Mim".

Nós também recebemos em nossa natureza o dom do Espírito Santo no dia do nosso batismo e da nossa crisma. Somos, portanto, chamados a viver como Jesus viveu, ou seja, unidos ao Espírito Santo, agindo na força do Espírito.

É o mesmo Espírito que habitava em Jesus e realizava maravilhas através Dele que habita em nós. A união e a docilidade ao Espírito Santo é o segredo para a assemelhar-se cada vez mais a Cristo. E nossa união ao Espírito Santo se realiza através dos sacramentos, da oração e do cumprimento dos mandamentos de Deus, cujo maior é o amor a Deus e ao próximo.

Todo ensinamento de Jesus se resume no amor a Deus e ao próximo. Antes de partir desse mundo para o Pai, Jesus deixou claro a seus discípulos que o seu mandamento era: "Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei ". Portanto para cumprir a lei de Cristo é necessário cumprir o mandamento duplo do amor a Deus e do amor ao próximo que é o mandamento que resume todo o ensinamento de Jesus.

Em sua carta, São João nos ensina que o amor a Deus é vivido no amor ao próximo; Deus quer ser amado por nós no nosso próximo, de maneira que o amor ao próximo é o sinal visível da medida do nosso amor a Deus: "Se alguém disser: "Amo a Deus", mas entretanto odeia o seu irmão, é um mentiroso; pois quem não ama o seu irmão, a quem vê, não poderá amar a Deus, a quem não vê".

Peçamos cotidianamente ao Espírito Santo que una-Se a nós, que aja em nós, que encha nosso coração do amor de Sua presença para que através Dele, que é o próprio amor de Deus, possamos amar nossos irmãos e assim cumprir em nossas vidas o mandamento do amor a Deus e ao próximo.

Tempo do Natal após Epifania, 08 de janeiro – Ano A.

Leituras: 1Jo 4,19-5,4; Lc 4,14-22a.

"VIVER É CRISTO"

Ir. Bonifácio OSB