Jesus teve compaixão e começou a ensiná-los

Jesus, ao ter misericórdia da multidão, começa a ensinar-lhes; somente depois irá prover às necessidades materiais deles, dando-lhes o alimento. Agindo assim, Jesus nos mostra que a primeira e principal necessidade do ser humano é o conhecimento da verdade. Por isso Jesus, ao contemplar a multidão, sente misericórdia e começa a ensinar-lhes muitas coisas.
O primeiro ato de misericórdia e de caridade que se pode ter por alguém é anunciar o Evangelho é conduzir à verdade de Cristo. A preocupação pelo bem material também faz parte da ação de Jesus, mas ela vem após o anúncio da Verdade. O coração misericordioso de Jesus quer, antes de tudo, tirar-nos da miséria e da indigência da mentira, do erro. Não há miséria e pobreza maior para alguém do que estar mergulhado nas trevas do erro, longe de Cristo, separado da salvação que ele nos dá.
Podemos ter todos os bens em abundância em nossas vidas: se nos faltar a luz de Cristo, seremos como ovelhas sem pastor. E o que é uma ovelha sem pastor? É uma ovelha sem rumo e totalmente desprotegida, que cedo ou tarde se tornará alimento de lobos ferozes. Quando conhecemos a verdade de Cristo e o Evangelho se torna o condutor de nossa vida, então mesmo as coisas materiais são transfiguradas: os poucos bens que tivermos, além de servir a nós mesmos, poderão também ser colocados a serviço dos outros. Onde a luz de Cristo brilha as coisas se multiplicam ao serem partilhadas e o pouco se torna muito. Quando Cristo habita o nosso coração nós não olhamos para aquilo que nos falta mas sim para aquilo que temos e a partir do que temos, embora seja pouco e humilde, podemos realizar grandes coisas porque Cristo agirá em nós, através de nós.
Façamos a experiência de deixar que a luz do Evangelho de Cristo ilumine nossas vidas e teremos uma outra visão sobre nossos bens materiais: eles serão como aqueles pãezinhos e peixinhos que, colocados nas mãos de Cristo, poderão servir a muitos para a maior glória de Deus.
Quarta-feira depois da Epifania — Ano A
Leituras: 1Jo 4,7-10; Mc 6,34-44.
"VIVER É CRISTO"
Ir. Bonifácio OSB
