Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios

Jesus apresenta-se no Evangelho de hoje com o poder de curar. A cura é uma transformação, que pode acontecer de maneira física, no corpo, mas também de maneira espiritual, na alma.
Não podemos correr o risco de pensar que o que nos é apresentado no Evangelho de hoje é algo que aconteceu no passado, na história, no tempo em que Jesus vivia na Galileia. Jesus não é um simples "personagem histórico" que viveu no passado e realizou grandes coisas.
Este mesmo Jesus que nos é apresentado no Evangelho está vivo, ressuscitado e agindo HOJE em nossas vidas. Portanto, o poder de Jesus pode transformar nossas vidas, pode nos curar não somente o corpo, mas sobretudo a alma.
A verdadeira cura que Jesus exerce em nós é nossa conversão. Pela sua Palavra e pela ação de Seu Espírito Santo, Jesus nos liberta de nosso "homem velho", de nossa propensão ao pecado, ao egoísmo. Esta é a principal e primeira cura libertadora que Cristo vem nos trazer.
A libertação do pecado é o maior "exorcismo" que Jesus pode realizar na vida de alguém, pois não há doença nem "demônio" pior do que viver em situação de pecado, separado de Deus, cego pelo egoísmo, pelo orgulho e pela indiferença para com os outros.
A sogra de Pedro, ao ser curada, passa a servir, torna-se servidora. Nós também, se nos deixamos tocar e curar interiormente por Cristo, abrindo-nos à conversão, passaremos a ser discípulos e servidores de nossos irmãos e irmãs.
Nós, que já recebemos a graça de nos abrir à ação de Cristo em nossas vidas, devemos cuidar da "saúde" de nossa vida de cristãos. Jesus nos ensina a maneira certa de cuidar de nossa saúde de vida cristã: viver na intimidade do Pai.
Ele que era o Filho de Deus e tinha o poder de curar e expulsar demônios, acordava mais cedo e ia rezar, ia encontrar-se com o Pai no silêncio da oração amorosa. Com isto Ele nos ensina a maneira de cuidar da saúde de nossa vida cristã: desenvolvendo um relacionamento amoroso com o Pai na oração quotidiana, oração pessoal, no silêncio e na solidão.
Quarta-feira da 1ª semana do Tempo Comum — Ano A
Leituras: 1Sm 3,1-10.19-20; Mc 1,29-39.
"VIVER É CRISTO"
Ir. Bonifácio OSB
