Convertei-vos!

No Evangelho de hoje podemos ver os elementos que constituem e formam a comunidade cristã.

O elemento primeiro e principal da comunidade cristã é o Evangelho. O Evangelho é a Luz de Cristo que brilhou nas trevas da humanidade: "o povo que andava nas trevas e nas sombras da morte viu uma grande luz".

Jesus é a luz do mundo, Ele é o Evangelho Vivo, Aquele que vindo ao mundo ilumina todo homem, todo o universo. A comunidade cristã se constrói em torno do Evangelho, ela é convocada, chamada através deste anúncio.

O Evangelho, no entanto, é anunciado na forma de um chamado, um chamado à CONVERSÃO: "Convertei-vos", é a primeira palavra de Jesus na pregação do Evangelho.

Isto significa que a comunidade cristã tem como característica primeira e principal a CONVERSÃO. Os cristãos são pessoas que se constituem em comunidade para se converterem, ou seja, para mudarem sua maneira de pensar e de agir a partir da luz do Evangelho em suas vidas.

Sem esta primeira e principal atitude de conversão não pode haver verdadeira comunidade cristã: a conversão é o que característica uma comunidade cristã.

Esta conversão acontece em comunidade, em Igreja; mas ela é uma atitude pessoal. E este é o segundo elemento formador da comunidade cristã: A CONVERSÃO PESSOAL.

A comunidade cristã só viverá em plenitude sua vocação de conversão se cada um de seus membros viverem esta conversão de maneira particular em suas vidas.

Cada um de nós que constituímos a comunidade cristã fomos chamados, fomos escolhidos de maneira particular, individual e por puro amor para nos converter e formar a comunidade cristã, a Igreja, que é uma comunidade de conversão.

A conversão é a identidade e a vocação de cada um dos membros da Igreja; a conversão é uma responsabilidade, uma tarefa, uma missão nossa e isto dura a vida inteira: os cristãos e a comunidade cristã vivem em um contínuo "estado de conversão".

Esta característica comum de conversão é um elemento constitutivo de nossa UNIDADE. Cristo é nossa unidade, nós nos reunimos em espírito de conversão para nos aproximarmos e nos assemelharmos a Ele.

Esta UNIDADE é o terceiro elemento formador da comunidade cristã. Como nos lembra São João na segunda leitura que ouvimos, somos chamados à unidade do amor e da profissão de fé em Cristo para sermos verdadeiros cristãos e não permanecermos no espírito do anticristo.

A conversão só se constrói na unidade; os membros da comunidade cristã só tem um pensamento: assemelhar-se a Cristo pela conversão, ou seja, santificar-se e ajudar os outros a crescerem na conversão, na santidade.

Esforcemo-nos a viver em nossa vida pessoal esta conversão evangélica para que nossas comunidades e nossas famílias sejam verdadeiramente cristãs, lugares de conversão e de encontro com o Ressuscitado.

Desta maneira seremos sal da terra e luz do mundo, trabalhando para o crescimento do Reino de Deus entre nós.

Segunda-feira depois da Epifania — Ano A

Leituras: 1Jo 3,22-4,6; Mt 4,12-17.23-25.

"VIVER É CRISTO"

Ir. Bonifácio OSB