ANO A: Um bom ano para recomeçar



O ano litúrgico pode deixar algumas pessoas com a seguinte dúvida: Vivemos presos a um ciclo monótono ou escola contínua de formação?

Tenho a certeza de que para quem mergulha na riqueza da fé, o ano litúrgico é uma escola de formação humana e espiritual, não há monotonia! Em 2026, iniciamos o ano civil, mas já vivemos o Ano Litúrgico (Ano A), após a Solenidade de Cristo Rei do Universo!

O Ano Litúrgico é a atualização do mistério da salvação no tempo. No Ano A, somos guiados majoritariamente pelo Evangelho de São Mateus. Recomeçar a caminhada da fé com a Igreja significa que não estamos sozinhos na nossa "auto ajuda" espiritual; estamos inseridos no ritmo de Deus.

O Catecismo da Igreja Católica (CIC), no parágrafo 1171, ensina que "O ano litúrgico é o desenrolar dos diferentes aspectos do único mistério pascal. Isto vale particularmente para o ciclo das festas em torno do mistério da Encarnação (Anunciação, Natal, Epifania), que comemoram o princípio da nossa salvação e nos comunicam as primícias do mistério da Páscoa". O ano litúrgico é uma escola onde aprendemos a ser discípulos.

Para iniciar nessa escola, começamos o ano com o Advento. Esse tempo litúrgico não é "uma contagem regressiva para o Natal", mas um tempo de vigilância. Recomeçar exige, antes de tudo, algumas sinceras reflexões: O que há no fim do caminho? Por qual motivo desisti? O que devo esperar novamente no caminho? Recomeçar vai exigir uma nova decisão. Viu? Não tem nada monótono aqui…

A Santa Igreja oferece esse caminho seguro. Recomeçar a caminhada de fé dentro do Ano Litúrgico nos protege de cair em subjetivismos perigosos. Quando seguimos o calendário da Igreja, não lemos apenas o que "gostamos" na Bíblia, mas somos confrontados com a totalidade do plano divino.

Para este novo tempo, guarde no coração a promessa do Senhor que sustenta todo aquele que decide, hoje, dar um passo novo na direção da santidade:

"Eis que eu faço novas todas as coisas." - Apocalipse 21, 5

Não tenhamos medo de deixar para trás o que pesou em nossas almas no ano que passou. A fé católica é a fé do eterno recomeço através da Confissão e da Eucaristia. Se o mundo oferece caminhos largos que levam ao vazio, a Igreja nos oferece a trilha estreita que conduz à Vida Plena.

"A tua oração deve ser litúrgica. - Oxalá te afeiçoes a recitar os salmos e as orações do missal, em vez de orações privadas ou particulares." - Caminhos, 86

Não tenhamos medo de recomeçar. Feliz e Santo Ano A!

+ Maria Regina Caeli intercedenti


Por Marco Antonio Alencar

Nascido em 1984, natural do Rio de Janeiro-RJ, casado, pai de 2 filhas, advogado, Pós-Graduado em Direito e Processo do Trabalho, desde de 1997 participando ativamente da Igreja, em movimentos da Juventude Católica na 2ª Forania e 6ª Forania do Vicariato Leopoldina (Arquidiocese do Rio de Janeiro). Atualmente atua como Catequistas da Iniciação Cristã para adultos e como especialista em Direito Matrimonial Canônico.